quarta-feira, agosto 11, 2010

Building on a Budget - Rotated Restoration


Building on a Budget

Rotated Restoration
Jacob Van Lunen
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Traduzido por Teddy_Bear_X

Um bom número de leitores participam semanalmente de torneios Extended. Desde a rotação, muitos deles tem se perguntando com o que jogar. Nessa semana eu gostaria de explorar um divertido arquétipo do Extended que se destacou com a recente rotação.


Restore Balance tem o efeito de uma das mais poderosas cartas na história do Magic - Balance - e veio com um imenso drawback. Suspend 6. Esse drawback é tão grande que fazer com que essa mágica resolva através de uma cascata, em um deck que abuse disso, é quase impossível.



 
Felizmente, a habilidade de cascata permite que joguemos essa carta direto na pilha. Esse é o plano: Eu quero montar uma mesa com uma grande quantidade de artefatos e esvaziar a minha mão o mais rápido possível. Eu espero até o último turno, em que o oponente supostamente me mataria e conjurou qualquer mágica com cascata. Restore Balance será a única carta com custo menor que três no deck, então eu tenho a certeza de acertá-la. A mesa do meu oponente será reduzida a nada e ele será obrigado a descartar a maioria da sua mão, senão sua mão inteira. Uma vez que isso for feito, eu fecho o jogo com um Greater Gargadon ou um Tezzeret the Seeker.


Vamos dar uma olhada nas cartas disponíveis depois da rotação:

Os Borderposts são essenciais para a função desse deck. Eles ignoram a Restore Balance e possuem um custo de mana convertido igual a três. Jogando com um número saudável de Borderposts me garante ter sempre um bom número deles no campo de batalha.


As mágicas de cascata de três manas são essenciais nesse deck. Eu quero jogar o máximo que puder e maximizar as chances de comprar pelo menos uma delas. Lembre-se, se eu não comprar uma dessas mágicas o deck simplesmente não funciona. Jogar com os vinte Borderposts parece exagero, mas maximizar a eficiência da lista é muito importante, especialmente quando tentamos um novo tipo de deck.


Minha antiga versão usava March of the Machines e Totems para terminar o jogo, mas o acesso a Tezzeret the Seeker e Greater Gargadon aumentaram muito desde o último ano. Eu não quis incluir essas cartas na coluna Building on a Budget no ano passado pois o preço delas eram bem maiores, mas agora você consegue essas cartas em troca com uma grande facilidade se compararmos.


Coalition Relic é uma carta que desapareceu. Ela é melhor que Darksteel Ingot em todos os efeitos, e coincidentemente, continua legal depois da rotação.


 
Rift Bolt é uma excelente carta anti-criatura. Tem um custo convertido de mana igual a três, então não quebrará o nosso combo.
 
 
E aqui está a lista para o novo Extended:
 
 
O sideboard é bem peculiar para um deck como esse. Um problema óbvio são contra-mágicas. Felizmente temos algumas opções para nos ajudar na guerra contra decks de controle. Primeiro, temos Ricochet Trap. Essa trap parece a melhor carta disponível contra a maioria de decks com contra-mágicas, mas infelizmente, nosso deck continua muito fraco contra Spellstutter Sprite. Eu não testei ainda, mas uma combinação de Volcanic Fallout e Ricochet Trap me parece suficiente para forçar o combo através das fadas se jogarmos corretamente. Eu ainda tenho certa preocupação com cartas como Ancient Grudge sendo utilizadas para atacar nossa base de mana. Simian Spirit Guide é uma ótima opção para combater essas cartas depois do side. Trespasser Il-Vec é outra boa opção contra decks agressivos. Eu gosto de usá-lo e trocá-lo por outra criatura. Depois de declarar os bloqueadores eu descarto minha mão inteira com exceção da mágica com cascata. Quando eu jogar a mágica no próximo turno eu devo deixar meu oponente sem permanentes e cartas na mão. É uma sensação realmente muito boa.


Esse seria o sideboard que eu jogaria:

4 Volcanic Fallout
4 Ricochet Trap
4 Trespasser Il-Vec
1 Rift Bolt
2 Simian Spirit Guide

Jogando algumas partidas com o deck podemos ver como ele funciona.

 
Perdi no dado e comecei com Island, Mountain, Fieldmist Borderpost, Mistvein Borderpost, Coalition Relic, Coalition Relic, Violent Outburst. Meu oponente jogou uma Raging Ravine e passou. Comprei um Greater Gargadon, joguei uma Mountain, conjurei meu Mistvein Borderpost e passei o turno. Meu oponente jogou uma Misty Rainforest, procurou por uma Island, suspendeu uma Ancestral Vision e passou. Comprei um Firewild Borderpost, joguei novamente a Mountain, suspendi meu Gargadon, conjurei o Firewild Borderpost e passei. Meu oponente jogou um Flooded Grove e passou. Comprei outro Violent Outburst e meu oponente conjurou uma Vendilion Clique durante minha etapa de compra. Meu oponente não tinha muita certeza do que fazer então me tirou um Violent Outburst. Comprei um Rift Bolt. Joguei minha Mountain e conjurei uma Coalition Relic, suspendi meu Rift Bolt e passei. Meu oponente jogou um Bloodbraid Elf que revelou uma Ancestral Vision, atacou me levando a 14 e passou.


Comprei um Ardent Plea depois de conjurar o Rift Bolt na cara do meu oponente. Joguei minha Island, conjurei outra Coalition Relic, sacrifiquei ambos meus terrenos para o Greater Gargadon e conjurei Ardent Plea. Revelei o Restore Balance que destruiu todos os terrenos e as duas criaturas do meu oponente. Passei meu turno e meu oponente repassou sem jogar nenhum terreno. Comprei um Tezzeret the Seeker, conjurei meu último Borderpost e passei. Meu oponente jogou um Cascade Bluffs e passou novamente. Comprei uma Forest, joguei e conjurei o Tezzeret para desvirar um par de artefatos. Meu oponente usou a Ancestral Vision suspensa nele mesmo, jogou um Flooded Grove e passou. Usei o ultimato de Tezzeret e ataquei para matar.

 
Ganhei no dado e comecei com Plains, Veinfire Borderpost, Wildfield Borderpost, Fieldmist Borderpost, Ardent Plea, Violent Outburst. Meu oponente abriu com uma Secluded Glen revelando uma Bitterblossom e conjurou um Thoughtseize. Tirou meu Violent Outburst e passou. Comprei um Tezzeret, conjurei meu Fieldmist Borderpost e passei. Meu oponente jogou uma Mutavault e conjurou a Bitterblossom. Comprei um Greater Gargadon, conjurei meu Wildfield Borderpost e passei. Meu oponente jogou um Faerie Conclave e passou. Comprei uma Coalition Relic e conjurei. Meu oponente tinha uma Spellstutter Sprite preparada. Ele me atacou, jogou um quarto terreno e passou.


Comprei outra Coalition Relic e conjurei. Meu oponente usou um Cryptic Command para anular a Relic e devolver um Borderpost para minha mão. Ele me atacou novamente e passou. Comprei outro Gargadon, joguei o Borderpost novamente e passei. Meu oponente me atacou dessa vez com a Mutavault também e passou. Era uma situação de "matar ou morrer" então conjurei um Ardent Plea, revelei um Restore Balance e meu oponente tinha outra Spellstutter. Em seu turno ele jogou outro terrenos e conseguiu ativar o Mutavault e o Conclave.


Perdi no dado e comecei com Island, Swamp, Veinfire Borderpost, Coalition Relic, Greater Gargadon, Demonic Dread, Restore Balance. Meu oponente jogou um terreno e passou. Comprei uma Mountain, joguei e suspendi meu Greater Gargadon. Meu oponente reciclou uma criatura no final do turno, e em seu turno jogou um terreno e passou. Comprei um Mistvein Borderpost, conjurei os dois que tinha na mão e passei. Meu oponente reciclou mais uma criatura no final do turno, evocou um Ingot Chewer em seu turno e destruiu um dos meus Borderposts antes de passar. Comprei um Wildfield Borderpost, conjurei ele e passei. Meu oponente comprou mais um Ingot Chewer e evocou novamente. Ele conjurou um Ardent Plea e revelou um Living End, os Ingot Chewers destruíram o restante dos Borderposts e me atacou com um 5/1. Comprei e não achei nada que ajudasse. Concedi.


 
Ganhei no dado, mulliguei duas vezes e comecei com Mountain, Greater Gargadon, Firewild Borderpost, Mistvein Borderpost, Coalition Relic. Joguei minha Mountain, suspendi o Greater Gargadon e passei o turno. Meu oponente jogou uma Mountain, conjurou um Goblin Guide, me atacou e eu revelei um Violent Outburst. Comprei a mágica revelada, conjurei um Borderpost, joguei meu terreno novamente e conjurei outro Borderpost. Meu oponente jogou outro terreno, conjurou um Hellspark Elemental, me atacou (revelei outro Borderpost) e passou. Comprei o Fieldmist Borderpost que havia revelado. Joguei meu terreno, conjurei uma Coalition Relic e o Fieldmist Borderpost e passei. Meu oponente desenterrou seu Hellspark Elemental e atacou novamente. Revelei outro Greater Gargadon e fui a 8 de vida.


Comprei o Gargadon, suspendi ele, joguei meu terreno, gerei uma manda e sacrifiquei ele para o segundo Gargadon, conjurei um Violent Outburst e revelei um Restore Balance. Deixei meu oponente sem permanentes e sem cartas na mão. Passei. Meu oponente comprou e passou. Comprei um terreno, joguei ele e sacrifiquei todas as minhas permanentes para o Greater Gargadon com menos marcadores, ataquei e passei. Meu oponente comprou e passou novamente. Ataquei novamente e passei. Meu oponente comprou e concedeu.

 
Bem, eu achei muito bom. Esse deck é muito forte contra oponentes que não conseguem interagir com o Restore Balance. Infelizmente, remoções baratas de artefatos e contra-mágicas continuarão sendo um enorme problema para decks como esse. Eu não tenho muita certeza de como resolver esses problemas, mas ficaria feliz de ouvir suas opiniões em e-mails ou nos fóruns.


Recebi vários e-mails fazendo referencia a matemática que eu usei para a base de mana na última coluna. Eu gostaria de esclarecer que aquela conta foi usada para encontrar a necessidade de geração de cada cor de mana específico geradas por terrenos em um deck. O número de resultado dessa conta não deve afetar o número total de terrenos que você decidiu usar.

Até a próxima!

Fonte: ligamagic ou wizards
 
Bruno Schepers Melo

Nenhum comentário: