quarta-feira, agosto 04, 2010

Building on a Budget - The Process


Jacob Van Lunen
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Traduzido por Teddy_Bear_X

O assunto mais freqüente nos e-mails que eu recebo é sobre construção de decks. Os jogadores novos sempre querem uma fórmula exata para a construção de decks, mas infelizmente, não existe um processo que pode ser quebrado em certa ordem para a construção de uma boa lista.

Achar uma carta que parece poderosa e querer montar um deck em função dessa carta é uma boa para começar.
 
 
Recebi inúmeros emails me perguntando se é possível fazer um deck competitivo que abuse do poder de Mitotic Slime. Para começar, sim, é possível construir um deck competitivo que joga com Mitotic Slime. Essa carta nos oferece um poder total de 12 se você usar ela por inteiro. Ela também oferece sete corpos no campo de batalha. Existem inúmeras maneiras de se tratar uma carta como essa. Mitotic Slime pode dar um bônus de +14/+14 para um Bloodthrone Vampire se você sacrificar ela por inteiro. Eldrazi Monument também parece muito bom para interagir com essa carta de M11.
 
 
Todas as cartas no seu deck devem suprir um mesmo propósito. Quando você está construindo um deck vermelho agressivo, o seu objetivo é reduzir os pontos de vida de seu oponente para 0 o mais rápido possível. Uma carta como Platinum Angel é muito boa, mas não se encaixa em um deck que quer terminar o jogo rapidamente.
 
Então, qual o objetivo da Mitotic Slime? Ela é mais poderosa quando usada em conjunto com cartas que podem abusar da geração de fichas. Cartas como Eldrazi Monument, Bloodthrone Vampire, e Vampire Aristocrat nos ajudam a usar o poder máximo da nossa Mitotic Slime.
 
 
O resto do deck deve dar suporte a esse tema. As outras adições podem não ter sinergia com a Slime, mas podemos usar cartas que funcionem bem com o uso de geração de fichas. Nest Invader parece a escolha mais óbvia; nos ajuda a jogar mágicas como Mitotic Slime e Eldrazi Monument mais rapidamente e nos oferece um corpo extra no campo tanto para nossos Vampires quanto para o Monument.
 


Kozilek's Predator se encaixa no deck pelas mesmas razões do Nest Invader. Ele pode não ser tão amigável em seu custo, mas nos ajuda nos mesmos objetivos.



Bloodghast tem um grande potencial em um deck como esse. Você pode sacrificar um Bloodghast para um Bloodthrone Vampire ou Vampire Aristocrat (+2/+2), jogar uma Terramorphic Expanse voltando o Bloodghast, sacrificá-lo novamente (+4/+4), estourar a Expanse e voltar o Bloodghast novamente, e sacrificá-lo outra vez (+6/+6). É uma grande quantidade de dano.

Pawn of Ulamog é outra carta que funciona bem com os Vampires e o Monumento. Eu andava querendo jogar com essa carta por um tempo. Imagine a quantidade de bônus que ele iria oferecer com a jogada que eu acabei de descrever acima com o Bloodghast se você controlasse um Pawn of Ulamog.


Eu me preocupei muito também com criaturas muito grandes no outro lado da mesa. Eu quis ter certeza que nosso deck não deixasse nosso oponente ter uma resposta na mesa para nossos ataques. Doom Blade parece a resposta mais eficiente disponível no momento.

E aqui está o que temos:

4 Eldrazi Monument
4 Bloodthrone Vampire
4 Vampire Aristocrat
4 Nest Invader
4 Pawn of Ulamog
4 Bloodghast
4 Mitotic Slime
4 Kozilek's Predator
4 Doom Blade

Agora é a hora de fechar nossa base de mana. E parece que várias pessoas têm um grande problema com isso. A quantidade de emails que recebo de decks sem terrenos é incrível além de receber também emails me perguntando sobre como ajustar os terrenos para suprir a base de mana em um deck.

Vamos dar uma olhada nos custos de mana do nosso deck. Eu gosto de atribuir diferentes pesos para as mágicas que possuem um custo de mana convertido diferente de acordo com as manas coloridas. Geralmente uma mágica que custa WW tem um necessidade bem maior de mana branca do que uma que custa 2WW . O que acontece é que você geralmente quer jogar uma mágica com custo WW em seu segundo turno, e não no quarto turno. Você quer que seu deck entenda essa necessidade e quer montar uma base de mana de acordo com isso.


Mágicas como Doom Blade ou Path to Exile não seriam atribuídas às mágicas jogadas no turno dois ou um, pois são cartas que não perdem seus valores com o decorrer do jogo. É completamente diferente a necessidade de mana branca no primeiro turno para um Path to Exile e um Elite Vanguard.

Aqui está a matemática que eu uso quando construo um novo deck.
Símbolos de mana colorido em mágicas que pretendemos jogar no primeiro turno tem um valor de 5.
Símbolos de mana colorido em mágicas que pretendemos jogar no segundo turno tem um valor de 4.
Símbolos de mana colorido em mágicas que pretendemos jogar no terceiro turno tem um valor de 3.
Símbolos de mana colorido em mágicas que pretendemos jogar no quarto turno tem um valor de 2.
Símbolos de mana colorido em mágicas que pretendemos jogar no quinto turno tem um valor de 1.5.
Símbolos de mana colorido em mágicas que pretendemos jogar depois do sexto turno tem um valor de 1.


Eu irei montar a base de mana desse nosso deck usando esse método. Possuímos quatro cópias de cada mágica, então podemos tratar cada carta individualmente para simplificar. Lembrando que essa fórmula é boa para montar um novo deck, mas a única maneira de entendermos completamente os requerimentos de um deck é sentar e jogar vários jogos.

Mágicas de uma mana: Nenhuma.

Mágicas de duas manas: Bloodghast, Nest Invader, Bloodthrone Vampire
(3 x 4)B + (1 x 4)G = 12B + 4G

Mágicas de três manas: Vampire Aristocrat, Pawn of Ulamog
(3 x 3)B = 9B

Mágicas de quatro manas: Kozilek's Predator
(1 x 2)G = 2G

Mágicas de cinco manas: Mitotic Slime
(1 x 1.5)G = 1.5G

Primeiro vamos ver a necessidade de mana preta.
12B + 9B = 21B

Agora a necessidade de mana verde.
4G + 2G + 1.5G = 7.5G

O deck tem uma clara necessidade de mana preta. A necessidade de mana verde é pouca, mas a carta Nest Invader significa que não podemos nos desviar muito. Não temos nenhuma mágica de custo um, e gostaríamos de abusar de nosso Bloodghast tanto quanto possível, então eu jogaria com Terramorphic Expanse e Evolving Wilds. Eu quero maximizar as chances de jogar um Bloodghast no turno dois sem perder a consistência de poder jogar também um Nest Invader nesse turno. O resultado obtido anteriormente (21/7.5) se converte em 12/5 para terrenos nesse deck. 12/5 pode não ser perfeito, mas é bem melhor do que 13/4.


Aqui está a lista uma vez que montados a base de mana.


Joguei alguns jogos com o deck para ver o seu funcionamento. O deck se sai bem contra aggros, mas eu imagino que tenha um grande problema jogando contra Day of Judgement, Condemn e Path to Exile.


Ganhei no dado e comecei com Terramorphic Expanse, Swamp, Swamp, Nest Invader, Vampire Aristocrat, Mitotic Slime, Pawn of Ulamog. Joguei minha Terramorphic e passei. Meu oponente jogou um Scalding Tarn, buscou por uma ilha e conjurou um Ponder. Procurei por uma Florest no passe e comecei meu turno. Comprei outro Swamp, joguei um Swamp e conjurei um Nest Invader. Meu oponente conjurou um Preordain, jogou uma Mountain e passou. Comprei uma Doom Blade, ataquei, conjurei um Pawn of Ulamog e passei. Meu oponente conjurou um Lightning Bolt no meu Pawn of Ulamog e eu fiz um Eldrazi Spawn. Meu oponente conjurou um See Beyond, conjurou outra Mountain e passou o turno. Ataquei novamente, conjurei um Vampire Aristocrat, joguei um terreno e passei o turno. Meu oponente conjurou uma Pyromancer Ascension, conjurou um Ponder, colocou um marcador na Ascension e passou com uma mana vermelha aberta.
Comprei um Swamp, conjurei uma Mitotic Slime, e ataquei com o Nest Invader e o Vampire Aristocrat. Sacrifiquei a Slime para o Aristocrat e meu oponente deixou resolver. Sacrifique os dois Spawns para o Aristocrat depois, e então as fichas da Slime uma por uma. Como resultado final meu Vampire Aristocrat ficou com um poder total de 20 e ganhou o jogo sozinho.


Ganhei no dado novamente e comecei com Forest, Swamp, Swamp, Evolving Wilds, Bloodthrone Vampire, Bloodghast, Bloodghast. Joguei meu Swamp e passei. Meu oponente jogou uma Celestial Colonnade e passou. Comprei outro Bloodthrone Vampire, joguei outro Swamp, conjurei meu Bloodthrone Vampire e passei o turno. Meu oponente jogou outra Celestial Colonnade e passou o turno. Comprei outro Swamp, conjurei um Bloodghast, sacrifique ele para meu Bloodthrone Vampire, joguei a Evolving Wilds, retornei o Bloodghast, sacrifiquei ele novamente para meu Bloodthrone Vampire, e bati 5 antes de passar. Meu oponente fez um terceiro terreno e conjurou um Jace Beleren para comprar uma carta. Comprei uma Mitotic Slime, conjurei outro Bloodghast, sacrifiquei para meu Bloodthrone Vampire, joguei uma Florest, voltei os dois Bloodghast, sacrifiquei ambos para o Bloodthrone Vampire. Estourei minha Evolving Wilds, procurei por um Swamp, retornei os dois Bloodghasts, sacrifiquei os dois novamente e bati 11 no meu oponente. Meu oponente comprou novamente com o Jace, conjurou um Day of Judgement e passou. Compre uma Terramorphic Expanse, joguei meu Swamp, voltei os dois Bloodghasts e bati 4, conjurei uma Mitotic Slime e passei. Meu oponente fez o quinto terreno, conjurou uma Wall of Omens, usou Jace para comprar mais uma carta, conjurou outra Wall of Omens e passou o turno.

Comprei um Vampire Aristocrat, conjurei ele e ataquei com o meu time. Meu oponente tinha um Condemn e deu alvo na Slime, mas como eu havia conjurado o Vampire Aristocrat antes do combate eu pude sacrificá-la e fazer um par de fichas 2/2. Meu oponente bloqueou os Bloodghasts e eu passei. Ele conjurou um Gideon Jura e usou a primeira habilidade antes de passar o turno. Comprei um Eldrazi Monument e já conjurei. Ataquei com o meu time levando o Gideon. Meu oponente tinha um Oblivion Ring para o meu Monument, mas com apenas um ponto de vida ele concedeu.


Perdi no dado e comecei com Forest, Swamp, Swamp, Bloodthrone Vampire, Mitotic Slime, Vampire Aristocrat, Kozilek's Predator. Meu oponente conjurou um Goblin Guide e eu revelei outra Mitotic Slime. Comprei a Slime, joguei meu Swamp e passei. Meu oponente conjurou um Hellspark Elemental e me atacou me levando a 13 pontos de vida. Revelei uma Evolving Wilds que foi para minha mão. Comprei uma Doom Blade, joguei um Swamp, conjurei um Bloodthrone Vampire e passei. Meu oponente jogou um Teetering Peaks para pumpar o Goblin Guide, conjurou um Searing Blaze no meu Vampire e me atacou me levando a 6 de vida. Comprei meu Eldrazi Monument que foi revelado pelo Goblin Guide, joguei uma Florest e passei. Meu oponente desenterrou seu Hellspark Elemental, conjurou outro e me forçou a usar a Doom Blade em um dos Hellspark para continuar vivo, indo a 1 de vida. Revelei outro Kozilek's Predator. Comprei o Predator, conjurei ele e passei. Meu oponente me mostra um Burst Lightning e acaba o jogo.


Esse deck tem a habilidade de ter compras absurdas. Eu não acho que tem consistência suficiente para jogar em um nível competitivo, mas acho que tem o que precisa para fazer bonito em um FNM. E felizmente, a sua técnica para construir decks se aprimorou.

Boa semana!

Fonte: Ligamagic e wizards

Bruno Schepers Melo

Nenhum comentário: