sexta-feira, novembro 12, 2010

Deck T2 - Vampires for Halloween - Building on a Budget

Building on a Budget
Vampires for Halloween
Jacob Van Lunen
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
traduzido por Teddy_Bear_X

Na última semana eu pedi para meus leitores idéias para construir um deck em torno de Bloodchief Ascension. As sugestões foram excelentes. Alguns deles já estavam testando listas com essa carta e ajudaram compartilhando suas experiências. Alguns builders construíram uma versão bem original do deck que usa cartas como Necrogen Censer combinado efeitos de proliferar.



O tipo mais comum de decks com Bloodchief Ascension é obviamente preto e vermelho. E dentro dessa combinação existem variações. Alguns usam mais descartes que outros. Pessoalmente, eu acho que as mágicas de descarte ficam melhores no sideboard quando jogamos com esse deck. Bloodchiefs, assim como Beastmasters e Pyromancers, recompensam os jogadores que se focam em trabalhar ao redor da carta para utilizar seu poder máximo.



Eu pensei muito sobre uma possível lista pra esse deck. Searing Blaze me pareceu uma inclusão obvia aqui, mas eu geralmente fico frustrado com essa inclusão e decidi não usar. Tunnel Ignus foi provavelmente minha melhor escolha. Ele funciona perfeitamente ao lado de Bloodchief Ascension e puni todos os jogadores que usam fetch lands e ramps.



Staggershock é uma das melhores cartas para usar com Bloodchief Ascension. Eu sinto também que esse deck pede quatro das melhores mágicas de dano do Standard, Lightning Bolt e Burst Lightning.



Goblin Guide se tornou um pouco mais difícil de obter, mas acho que a maioria pode conseguir quatro com algum esforço. Criaturas com poder 2 que podem ser conjuradas no primeiro turno são muito importantes para esse tipo de estratégia, Vampire Lacerator era a opção mais obvia para fazer parceria com o Goblin Guide, mas Pulse Tracker foi sugerido por tantos leitores que eu realmente achei valer a pena testar.



Eu gosto de jogar com cartas como Doom Blade pois elas têm potencial para ser forte no ambiente. Hideous End é uma quinta cópia perfeita de Doom Blade que ajuda a colocar marcadores no nosso encantamento por uma mana a mais.

Esse é um deck preto e vermelho bem focado na Bloodchief Ascension:



Eu realmente gostaria de jogar com mais cópias de Lavaclaw Reaches. Infelizmente, é realmente difícil jogar com mais de um terreno que entra em jogo virado quando você tenta jogar criaturas de custo um no primeiro turno, ainda mais quando são de cores diferentes. Eu joguei algumas partidas com o deck para senti-lo. Blackcleave Cliffs devem ser relativamente fáceis de conseguir. Normalmente eu recomendaria mais terrenos básicos ou alguns incomuns como Akoum Refuge, mas esse deck realmente precisa de mana preta e vermelha no primeiro turno. Só para constar, não seria surpresa se esse deck se tornasse bem jogavel graças ao lançamento de Blackcleave Cliffs.



Perdi no dado e comecei com Blackcleave Cliffs, Pulse Tracker, Bloodchief Ascension, Burst Lightning, Staggershock, Tunnel Ignus, Mountain. Joguei meu Blackcleave Cliffs e conjurei um Pulse Tracker. Meu oponente jogou uma Terramorphic Expanse e passou. Comprei um Swamp, conjurei a Bloodchief Ascension e joguei uma Mountain. Ataquei com Pulse Tracker, coloquei um marcador no encantamento e passei. Meu oponente procurou por uma Forest no passe. No seu turno ele conjurou um Explore e jogou um terceiro terreno antes de passar. Conjurei um Burst Lightning no meu oponente ainda no turno dele e coloquei outro marcador no encantamento. Comprei um Lightning Bolt, ataquei com meu Pulse Tracker e conjurei um Tunnel Ignus. No final do meu turno coloquei o terceiro marcador na Ascension e passei.

Meu oponente brincou falando que ia conjurar um Harrow. E isso é o que aconteceria: Duas cartas iriam para o cemitério, então a Bloodchief Ascension sugaria 4 pontos de vida. Dois terrenos entrariam em jogo e ativariam a habilidade do Tunnel Ignus, causando 6 pontos de dano. Meu oponente jogou um terreno, pensou um pouco e conjurou um Cultivate. Ele levou 3 pontos de dano do Ignus e perdeu 2 pontos de vida pela Ascension. O que deixou ele a 9 de vida. Conjurei um Lightning Bolt no passe. Comprei outro Staggershock no meu turno, ataquei pra levar ele a 2 pontos de vida e conjurei um Staggershock para ganhar.



Ganhei no dado e comecei com Goblin Guide, Bloodchief Ascension, Swamp, Mountain, Mountain, Lightning Bolt, Pulse Tracker. Conjurei um Goblin Guide e ataquei - meu oponente revelou um Day of Judgement - depois passei o turno. Meu oponente jogou uma Celestial Colonnade e passou. Conjurei uma Bloodchief Ascension, ataquei novamente, conjurei um Pulse Tracker e passei o turno. Meu oponente conjurou uma Ratchet Bomb e colocou um marcador nela. Comecei a ficar preocupado nessa hora. Comprei um Staggershock, joguei um terreno e ataquei.

Meu oponente não perdeu tempo e estourou sua Ratchet Bomb imediatamente. Ele conjurou uma Wall of Omens e passou o turno. No final do turno dele eu conjurei um Staggershock e ele foi a 10 pontos de vida. Usei o rebote na minha manutenção e a vida dele caiu para 8. Comprei uma Bloodchief Ascension, conjurei ela, coloquei um marcador nela na etapa final e passei o turno. Meu oponente fez um quarto terreno e passou o turno. Arrisquei um Lightning Bolt no passe mas ele estava preparado com m Mana Leak. Comprei um Swamp, joguei o terreno e passei o turno. Meu oponente conjurou um Baneslayer Angel e passou. Eu tive uma imensa sorte de comprar um (o único) Hiddeous End e conjurei ele imediatamente, levando meu oponente a 6 de vida e colocando um segundo marcador no meu encantamento. Meu oponente conjurou um Gideon Jura e passou. Comprei um Pulse Tracker, conjurei ele e passei.

Meu oponente ativou seu Gideon e me atacou. Fui a 14 pontos de vida. Comprei um Vampire Lacerator e conjurei ele, o que pode ter sido um erro. Meu oponente atacou novamente com seu Gideon e eu parei ele com meu Lacerator. Meu oponente conjurou outro Baneslayer Angel e passou. Comprei outro Swamp e passei. Meu oponente atacou com seu Gideon e o Baneslayer, parei o Gideon. Comprei uma Mountain e concedi.


Eu não estava muito feliz com um deck fraco contra Ratchet Bomb. Ratchet Bomb é ma carta poderosa que está ficando mais popular. Eu não tenho certeza de que pode ser resolvido, mas o deck parece ter problemas de escapar da derrota quando compra quatro ou mais terrenos. Eu pensei em cortar alguns terrenos da lista, mas isso faria o deck perder para ele mesmo se você não comprasse os terrenos certos para as suas cartas de custo um.

Eu decidi voltar para a lousa e ver se era possível construir um deck mais consistente com esse encantamento.

Existe um deck de vampiro aggro circulando no MOL ultimamente. Eu ainda não vi a lista e tive certa dificuldade em achar a lista na internet. Eu decidi fazer algumas pesquisas e fazer minha própria versão do deck para ver como funcionaria.



Eu vi muitas listas fazendo um splash para vermelho para poder usar Lightning Bold e Burst Lightning, mas eu acho que isso iria exigir muitos terrenos raros para meus leitores. Eu decidi continuar com a versão mono-black para ver como se sairia.



Minha carta preferida aqui é Kalastria Highborn. Ela funciona perfeitamente com Viscera Seer, especialmente quando você tem a sorte de ter um Bloodghast no meio da mistura. Você pode sacrificar o Bloodghast, sugar vida do seu oponente, usar vidência, e repetir isso se for necessário. Fetch lands deixariam o processo bem melhor, então tenha certeza de usá-las caso você consiga algumas.

Esse tipo de deck tem as ferramentas que você precisa para derrotar praticamente qualquer oponente. Eu tenho certeza que esse tipo de deck continuará em desenvolvimento e estará ocupando o ambiente em um ou dois meses.

As outras cartas no deck são meio óbvias. Bloodchief Ascension pode não ser o foco do deck agora, mas eu sinto que ela pode fazer uma grande diferença no deck ainda. Joguei alguns jogos no MOL e...



Eu ganhei no dado e comecei com Viscera Seer, Pulse Tracker, Bloodghast, Bloodghast, Bloodchief Ascension, e dois Swamps. Joguei meu terreno e conjurei um Pulse Tracker. Meu oponente fez um terreno e passou. Ataquei com meu Pulse Tracker, conjurei um Viscera Seer e uma Bloodchief Ascension, e passei o turno - já colocando um marcador no encantamento. Meu oponente conjurou um Nantuko Shade e passou. Comprei um Swamp, ataquei com as duas criaturas. Meu oponente bloqueou o Viscera Seer e eu deixei a troca de criaturas ser feita. Conjurei meu Bloodghast, e passei o turno, colocando mais um marcador no encantamento. Meu oponente jogou um terceiro terreno, conjurou um Gatekeeper of Malakir reforçado (sacrifiquei meu Bloodghast) e passou o turno.

Comprei uma Kalastria Highborn, conjurei ela, joguei meu terreno, retornei meu Bloodghast, e ataquei com meu Pulse Tracker. Meu oponente bloqueou e eu drenei 2 pontos de vida dele colocando um terceiro marcador na Bloodchief Ascension. Meu oponente conjurou um Duress e drenei mais 2 pontos de vida. Comprei um Swamp, ataquei com meu Bloodghast, conjurei outro Bloodghast e passei o turno. Note que eu parei de jogar terrenos agora. Eu quero ter certeza de ter terrenos o suficiente para retornar meus Bloodghasts do cemitério se for necessário. Meu oponente jogou seu quarto terreno e conjurou um Consuming Vapors, sacrifiquei um Bloodghast e ele ganhou 1 ponto de vida.

Comprei um Gatekeeper of Malakir e conjurei ele reforçado, matando o Gatekeeper do meu oponente e drenando 2 pontos de vida. Joguei meu terreno, retornei meu Bloodghast e ataquei com meu time. Meu oponente usou o rebote do seu Consuming Vapors e ganhou mais 1 ponto de vida do meu Bloodghast. Mas isso acabou resultando em uma perda de vida maior, pois eu drenei 2 pontos de vida com minha Kalastria e outros 2 pontos da Ascension. Meu oponente percebeu que estava morto e concedeu.



Esse deck parece que vai funcionar bem melhor do que a versão passada jogando com apenas duas cópias do encantamento tendo em mente que não perderemos jogos por comprar mais de uma cópia dessa carta que não faz nada sozinha. E o deck continua com o tema de Bloodchief Ascension perfeitamente.

Eu espero que vocês tenham gostado da minha jornada pra entender a carta Bloodchief Ascension. O novo Premium Deck: Fire and Lightning está prestes a ser lançado e estarei escrevendo sobre um mono-red para celebrar. Se você tem alguma sugestão sobre esse tipo de deck eu adoraria ouvir. Uma nota final, aqui está a versão não budget desse deck vampiro aggro que eu tenho confiança de ser competitivo no Standard atual.



Fonte: ligamagic

Bruno Schepers Melo

Nenhum comentário: