segunda-feira, novembro 22, 2010

Condição das Cartas

Esse artigo abaixo foi feito pelo user CdC_STeeL_  da Ligamagic, com o objetivo de qualificar a carta segundo sua situação atual para na hora realizar uma compra ou troca você saiba com que estado está a carta.

CONDIÇAO DAS CARTAS

OBS: as fotos estão sempre abaixo de toda a descrição

Mint condition (Condição nova)

Geral: Uma carta Mint (Novo) deveria ser atraindo muito visualmente. Deveria ter uma superfície sem marca, cantos perfeitos, extremidades puras e muito bem centrada. Um cartão novo não é tipicamente nenhuma Gem Mint (absolutamente perfeito de todo possível modo) mas deveria ser muito proxima a isso.

Cantos: Os cantos em uma carta Mint (Novo) deveriam ter um corte muito exatos e limpos.

Centrando: Uma carta Mint (novo) será muito bem centrado.

Extremidades: As extremidades em uma carta Mint (Novo) deveriam estar perfeitas ao olho nu. As extremidades deveriam ser livre de todas as falhas. Um carta Mint (Novo) pode ter até dois ou três marcas pequenas em suas extremidades que só são visível em inspeção muito apurada da carta.

Superfície: A superfície em um carta Mint (Novo) deveria ser novo e brilhoso como de fabrica. Não pode haver nenhuma marca na superfície de um carta Mint (Novo).

Tipo de carta tipicamente nesta categoria: Para cartas mais velhos como Beta, só cartas que foram inspecionados de baixo de uma lente de aumento e podem passar todas as quatro categorias gerais de baixo de tal examinação deveriam ser Novos. A maioria das cartas mais novas diretamente de um booster deveria ser Mint (Novo).



Near Mint Plus

Geral: Uma carta Near Mint Plus deveria ser Mint com exceção de uma falha muito secundária, ou talvez duas falhas muito secundárias.

Cantos: Os cantos deveriam estar livre de falhas principais. Uma pequena “marca” é aceitável.

Centrando: Uma carta Near Mint Plus deve estar muito bem centrada. Se o centramento é o unico problema da carta, ela pode ser aceitavel na categoria Near Mint Plus.

Extremidades: As extremidades deveriam estar livre de falhas principais. Um pequena “marca” é aceitável.

Superfície: A superfície em uma carta Near Mint Plus deveria ser novo como de fábrica, mas pode ter uma marca pequena como um arranhão muito pequeno ou uma marca de impressão.

Tipo de carta tipicamente nesta categoria: Qualquer carta unplayed (não usado) que seria Mint com exceção de uma falha visível para o olho nu.



Near Mint

Geral: Uma carta Near Mint deveria parecer Mint mas em inspeção mais íntima tem uma falha secundária numa extremidade, num canto ou sua superfície. Uma carta Near Mint é permitido ter algumas marcas pequenas ou uma lasca pequena.

Cantos: Os cantos em uma carta Near Mint deveriam ser bem certinhos mas um ou dois pode ter uma falha pequena como um marca/mancha pequena.

Centrando: Uma carta Near Mint deve ser bem centrada.

Extremidades: As extremidades em uma carta Near Mint deveriam ser perfeitas, porém eles podem ter uma marca/mancha pequeno ou dois tipicamente.

Superfície: A superfície de carta Near Mint deveria ser muito boa olhando, mas pode ter um arranhão minúsculo.

Tipo de Cartão tipicamente nesta categoria: Qualquer carta unplayed diretamente de um booster que poderia ter algumas falhas associado com o manuseio/transporte .


Near Mint Minus

Geral: Uma carta Near Mint Minus deveria parecer Near Mint com exceção de um número pequeno de falhas secundárias. As falhas podem incluir: marcas/manchas pequenas, arranhões de superfície pequenos, uma lasca secundária e marcas de impressão. Uma carta Near Mint Minus não deveria parecer como se tivesse sido jogada de qualquer forma.

Cantos: Os cantos deveriam ser perfeitos mas podem ter uma marca/mancha pequena de segurar a carta.

Centrando: O cartão ainda deveria parecer ser centrado, descentramentos secundários pequenos ainda é permetido.

Extremidades: As extremidades de uma carta Near Mint Minus deveria estar livre de marcas principais mas pode ter alguns marcas pequenas.

Superfície: A superfície deveria ser perfeita olhando, mas pode ter uma pequena falha ou arranhões pequenos.

Tipo de carta tipicamente nesta categoria: Um carta unplayed que tem algumas marcas secundárias de manuseio .



Excelente Plus

Geral: Uma carta Excelente Plus parecerá muito agradável em inspeção mas terá marcas que previnem isto de ser considerado Near Mint Minus. Uma carta deste grau poderia mostrar sinais secundários de tido sido jogado ou pode ser Near Mint com exceção de um marca ou lasca grande.

Cantos: Os cantos deveriam ser bem definidos mas podem ter leve embranquecido associado com jogar ou embaralhar ou pode ter marcas/manchas pequeno.

Centrando: A carta pode estar mal centrada mas a face da carta deveria estar completamente na carta.

Extremidades: Uma carta Excelente Plus tem marcas/manchas pequenas ou lascas pequenas tipicamente em suas extremidades.

Superfície: Se a carta estiver livre de outras marcas, podem ser tolerados arranhões principais. Caso contrário, se a carta tem outras marcas então deveriam ser permitidos só arranhões secundários.

Tipo de carta tipicamente nesta categoria: Um carta ligeiramente jogado/usado.



Excelente

Geral: Uma carta Excelente deveria estar livre de falhas principais mas mostrará sinais de ter sido jogado. Suas extremidades começarão a embranquecer, seus cantos começarão a arredondar e tem arranhões claros provavelmente ou desgasta em sua superfície.

Cantos: A carta pode ter sido jogado bastante, com isso os cantos aos poucos começam a arredondar, ou se põe sujo. Os cantos provavelmente serão ligeiramente brancos de embaralhar ou jogar.

Centrando: A carta pode ser mal centrada mas a face da carta deve estar completamente na carta.

Extremidades: As extremidades mostrarão sinais de ter sido jogado ou terá lascas principais ou manchas. As extremidades serão ao redor ligeiramente brancas a maioria da carta, frente e parte de trás.

Superfície: A superfície terá arranhões claros ou lascas pequenas provavelmente.

Tipo de carta tipicamente nesta categoria: Um carta muito jogada/usada.



Excellent Minus

Geral: Uma carta Excellent Minus será jogado pesadamente mas livre de qualquer falha principal como pregas, curvas, rachaduras e buracos.

Cantos: Os cantos podem ser muito bem arredondados mas ainda deveriam estar intactos.

Centrando: Centrar não é uma problema com uma carta Excellent Minus.

Extremidades: As extremidades mostrarão sinais de jogo pesado, enquanto terão marcas brancas tipicamente ao redor da extremidade inteira da carta, frente e verso.

Superfície: A superfície pode se aparecer suja, pode ter arranhões ou pode ter lascas principais.

Tipo de carta tipicamente nesta categoria: Um carta pesadamente jogada..



Good (Bom)

Geral: Uma carta em condição Good (Bom) ou é jogado extremamente ou terá uma falha principal ou defeito, como pregas, curvas pequenas ou uma dobrinha secundária.

Cantos: Os cantos podem ser danificados mas ainda deveriam ser firmes.

Centrando: Centrar não é uma problema com uma carta Good (Bom).

Extremidades: As extremidades têm marcas pesadas de jogo tipicamente, mas caso contrário pode ser agradável se a carta tiver outras falhas.

Superfície: O carta terá uma curva pequena, prega ou buraco tipicamente. Ou, a carta terá sido tão jogada/usada que a superfície começou a tornar-se branco.

Tipo de carta tipicamente nesta categoria: Um carta danificada.



Poor

Geral: Uma carta em condição Poor está intacta mas terá falhas visíveis principais como uma rachadura, curva ou prega. Cartas borrados (cartão que foi recortado ao redor as extremidades delas) também entre na categoria Poor.

Cantos: Os cantos podem ser muito estragados e não mais firmes. Ou, os cantos podem estar até mesmo se perdendo.

Centrando: Centrar não é uma problema com uma carta Poor.

Extremidades: As extremidades mostram sinais de dano tipicamente de maltratar como curvas, pregas ou rachaduras.

Superfície: A superfície parecerá muito pobre.

Tipo de carta tipicamente nesta categoria: Um carta completa mas fortemente estragado.



Played (Jogado)

Geral: Uma carta em condição Played (Jogado) aparentara muito usada. Cartas Played (Jogado) têm marcas tipicamente causadas por embaralhar como pregas de luz, o começo de uma prega, embranquecendo ao redor das extremidades ou marcas desgastadas em sua superfície.

Cantos: Os cantos em uma carta Played (Jogado) têm marcas/manchas tipicamente associado com manuseio ou terão sinais de embranquecimento causados por embaralhar ou jogar.

Centrando: Uma carta Played (Jogado) pode ter centrando pobre.

Extremidades: As extremidades de um carta Played (Jogado) podem estar sujas ou terão rachaduras brancos de embaralhar ou jogar. Cartas que foram mal prensadas (nos booster), e que tem marcas serão classificadas nessa categória.

Superfície: A superfície de um carta Played (Jogado) parecerá danificada de coisas como marcas de lascas, arranhões, sujeira, e pregas pequenas. Algumas Played (Jogado) cartas podem ter escritura neles como um autógrafo pelo artista, ou um selo de um torneio ou escritos de um dono prévio.

Tipo de carta tipicamente nesta categoria: Qualquer carta que não é nenhuma Near Mint, como qualquer carta que foi jogado.

OBS: esse seria a pior condiçao de todas... infelizmente eu nao tenho a foto.

Fonte: ligamagic

Bruno Schepers Melo

Nenhum comentário: