quinta-feira, outubro 14, 2010

Building on a Budget - Distortions


Building on a Budget

Distortions
Jacob Van Lunen
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
traduzido por Teddy_Bear_X

Nessa semana eu gostaria de continuar aproveitando o pouco uso de remoções que nosso novo Standard está apresentando. Eu recebi vários pedidos para apresentar um deck com Kiln Fiend desde o lançamento de Rise of the Eldrazi e gostaria de cumprir a promessa que fiz a alguns leitores.



Kiln Fiend me pareceu uma carta incrivelmente forte na primeira vez que eu a vi. Ele achou um lugarzinho no meu deck vermelho do bloco assim que foi mostrada nos previews. Eu costumava me preocupar muito com as remoções e achava essa criatura muito vulnerável para construirmos um deck envolta dela. Os decks verdes me traziam muito mais conforto. Mas agora ele tem um grande potencial já que os jogadores estão usando decks com pouquíssimas remoções.


Cartas como Distortion Strike me pareciam muito aleatórias antigamente. Mesmo que ela fosse forte quando combinada com um Kiln Fiend, não compensaria gastar um slot num deck só por isso. Mas com a vinda de Scars of Mirrodin, a utilidade dessa carta aumentou. A habilidade de copiar mágicas do Precursor Golem parece um grande drawback inicialmente, mas nada nos impede de construir um deck que toma vantagem disso.



Quando você conjura um Distortion Strike no seu Kiln Fiend e seu oponente não tem nenhuma remoção você consegue causar pelo menos 10 pontos de dano. Se você tiver ocasionalmente alguma mágica de dano junto com um Distortion Strike, então você consegue muito mais.


Conjurar um Distortion Strike em um Precursor Golem quando seu oponente não tem nenhuma resposta você pode conseguir facilmente um total de 24 pontos de dano. Isso é mais que 20, o que significa que em uma partida demorada você molda o seu jogo para conseguir essas duas cartas quando seu oponente não tiver mais recursos. Essas duas cartas sozinhas são o suficiente para acabar com o jogo.

Trinket Mage é uma das minhas cartas favoritas desde a primeira vez que foi impressa. Eu ficaria feliz em incluir essa carta junto com uma diversa variedade de artefatos de custo um ou zero para procurar. Cartas como Brittle Effigy, Chimeric Mass, e Everflowing Chalice são cartas muito uteis que podemos tutorar.


Chimeric Mass é um dos melhores alvos já lançados para nosso Trinket Mage. Colocar uma criatura X/X no campo de batalha que não podem ser afetadas por remoções que são feitiços é muito útil. Muitos decks não contam com mágicas instantâneas para cuidar dos seus problemas. Se o jogo se prolongar por muito tempo, você pode acabar com ele com um imenso Chimeric Mass e uma cópia de um Distortion Strike.


Brittle Effigy é uma ótima mágica de remoção. Ele pode remover coisas como Emrakul, the Aeons Torn e qualquer um dos Titãs. Eu vi vários jogos onde os jogadores incluem Trinket Mage nos seus decks e uma das maneiras mais comuns que esses decks perdiam era por não conseguir achar uma segunda cópia de um Brittle Effigy. Vamos então colocar ela aqui.



Everflowing Chalice é outro bom alvo para nosso Trinket Mage. As vezes, você simplesmente precisa de mais mana. Se você está travado no quarto terreno e tem um par de Precursor Golems na mão então você ficaria feliz de poder contar com a habilidade de um Chalice.


Nós queremos que nosso Kiln Fiend seja o mais mortal possível, então precisamos jogar com um bom número de mágicas em adição às nossas criaturas e alvos para os Trinket Mages.

Preordain é nossa primeira aquisição. Funciona perfeitamente com nosso Kiln Fiend e ajuda a esculpir a nossa mão. Esse tipo de deck tenta engatar uma certa combinação de cartas para causar dano letal no nosso oponente. Uma carta como Preordain nos permite fazer essa seleção para colocar essas cartas juntas.


Lightning Bolt é uma carta que obviamente usaremos quatro. Pense um pouco. É seu terceiro turno e você tem um par de montanhas e uma ilha em jogo. Você conjura um Distortion Strike no seu Kiln Fiend e seu oponente que está todo virado deixa a mágica resolver. Você conjura um par de Lightning Bolt com seu oponente como alvo e ataca para causar 11 pontos de dano. O seu oponente levou um total de 17 pontos de dano no terceiro turno e será obrigado a matar o Kiln Fiend no seu próximo turno para simplesmente não morrer para o rebote do Distortion Strike. Seu oponente estará morto para qualquer mágica de dano que você comprar mesmo que ele tenha a remoção necessária.


Staggershock tem muita sinergia com o Kiln Fiend. E é também uma grande carta. Três manas para 4 pontos de dano é uma troca justa ao meu ver. O fato de garantir também um poder extra de 6 durante dois turno se você contar com um Kiln Fiend no jogo realmente deixa essa carta no topo pra mim. Eu adoraria jogar com quatro cópias dela em um deck desses.


Mais adiante eu decidi colocar um set de Foresee aqui também. Eu ainda não vejo muitas pessoas usando essa carta, mas eu estou confiante de que ela tem poder o bastante para ver jogo. A seleção de cartas que um único Foresee te oferece é demais.


Aqui está o deck principal:


Você ficará surpreso ao ver a freqüência com que um Precursor Golem simplesmente não é respondido e você ataca duas vezes para a vitória. Eu joguei algumas vezes com o deck e ganhei na maioria das vezes conjurando um Golem e deixando ele cuidar de tudo.


Eu ainda nem cheguei na parte mais divertida do deck. Por acaso eu já mencionei que ele vira um Pyromancer Ascension depois de colocar o sideboard? É isso ai! Os seus oponentes irão colocar pra dentro todas as suas remoções para acabar com nossas criaturas e você simplesmente tira elas para transformar seu deck em um deck de combo.

Não é tão difícil mudar para um deck com Pyromancer Ascencion como parece. Dêem uma olhada no sideboard primeiro.

4 Pyromancer Ascension
4 See Beyond
4 Burst Lightning
1 Treasure Hunt
2 Call to Mind

Quando precisamos transformar nosso deck, nós fazemos as seguintes mudanças:

-3 Trinket Mage
-2 Brittle Effigy
-4 Precursor Golem
-4 Distortion Strike
-1 Everflowing Chalice
-1 Chimeric Mass

+4 Pyromancer Ascension
+4 See Beyond
+4 Burst Lightning
+1 Treasure Hunt
+2 Call to Mind
Depois que acrescentamos o sideboard o deck fica assim:



Com isso o deck não deve ter problemas para ganhar quando seu oponente entra com várias remoções para jogar contra um deck que quase não tem criaturas. Não é nenhum segredo eu ser fã desse tipo de decks. O deck perdeu acesso a Time Warp, mas agora conta com muito mais mágicas de dano, então está apto a acabar com o seu oponente com dano direto com muito mais freqüência.


Eu gosto de jogar todo o meu sideboard pra dentro do deck e tirar quinze cartas. Desse jeito você pode deixar o seu oponente imaginando o que pode estar acontecendo. Pode ser que seu oponente ache que você está transformando seu deck em um Pyromancer Combo e desiste de usar todas as remoções que havia colocado para usar cartas como War Priest of Thune e Back to Nature. Você pode simplesmente deixar seu como estava no primeiro jogo e seu oponente caiu duas vezes no seu truque de transformação de decks.

Fazia muito tempo que eu não construía um deck que mudasse completamente com o sideboard. E fico feliz em compartilhar isso com meus leitores. Conseguir transformar um deck em outro depois de acrescentado o sideboard é um truque bem avançado usado na construção de decks. Quando se está construindo um deck, é importante pensar em outros decks que atacam de um angulo diferente e compartilham um bom número de cartas com o seu deck original. Você tem uma grande vantagem nos jogos 2 e 3, já que as cartas necessárias para derrotar seus "dois decks" são bem diferentes.

Fonte: ligamagic

Bruno Schepers Melo

Um comentário:

Anônimo disse...

lol
Qro mto montar esse monstrinho!!!