sexta-feira, setembro 17, 2010

Mecânicas de Cicatrizes de Mirridin



Metalcraft (Maestria com Metais)

Algumas coisas não mudaram. Mirrodin é um mundo feito inteiramente de metal, e em termos de jogo, isso significa artefatos. Mais de um terço das cartas desse set são artefatos, e muitas cartas interagem com artefatos. Como por exemplo:


A nova habilidade metalcraft te dá um bônus por controlar três ou mais artefatos. Enquanto você controla três ou mais artefatos, Carapace Forger recebe +2/+2. Assim que você não controlar mais, ele perde o bônus. Então se um Carapace Forger com metalcraft ativo sofre 2 pontos de dano e depois seu terceiro artefato for destruido no mesmo turno (ou na mesma hora, como no combate), ele será destruído.

Outras cartas com a habilidade de metalcraft são os próprios artefatos, como Mox Opal, que foi divulgada na semana passada no PT Amsterdam:


Já que ela mesmo é um artefato, você precisa de apenas outros dois artefatos para ativar a sua habilidade de metalcraft.

Imprint (Estampar)

Uma mecânica do bloco original de Mirrodin, encontrada apenas em artefatos, está retornando:


Imprint é uma palavra chave que representa a habilidade de exilar uma ou mais cartas. Essas cards podem ser de seu grimório, como mostrado em Clone Shell, ou podem ser da sua mão, campo de batalha, ou cemitério.

Cartas com a habilidade de imprint possuem outras habilidades que fazem referencia à(s) carta(s) exilada(s). No caso de Clone Shell, a carta exilada tem a chance de voltar do exilio e entrar direito no campo de batalha, mas a maioria das vezes em que a habilidade de imprint aparece ela deixa a carta exilada indefinitivamente e faz algo baseado nas características dessa carta.

O Retorno de Velhos Amigos

O bloco original de Mirrodin introduziu cartas de Equipamente e cartas indestruitiveis, ambas se tornaram comum no jogo. Scars também conta com alguns Equipamentos e cartas indestrutiveis, e tem até os dois em um só:


Temos também o retorno dos pequenos monitores de Mirrodin, os Myr:


E um novo ciclo de Spellbombs. Mas diferente das originais, essas novas Spellbombs um efeito baseado em uma cor e fazer você comprar um card:


Essa segunda habilidade não se importa em como a Spellbomb foi colocada em um cemitério, então você pode usar ela mesmo se você sacrificar ela para realizar sua primeira habilidade. E existem vários motivos para sacrificar artefatos em Scars of Mirrodin, particularmente para o vermelho.

Charge Counters (Marcadores de Carga)

Na primeira vez que visitamos Mirrodin nos deparamos com os marcadores de carga, e Scars segue esses passos metálicos:


Tumble Magnet não oferece nenhum meio de recuperar seus marcadores de carga depois que eles forem gastos, mas felizmente existem cartas nesse set que permitem que você coloque mais marcadores nele.

Marcas d'Água

Você deve ter percebido que todas as cartas que mostramos até agora tem um "marca d'água" - essas sombras - flutuando atrás do texto na caixa de texto. Você deve ter notado também que as oito cartas mostradas acima possuem a mesma marca:


Esse símbolo é a marca dos Mirran que representa o povo nativo de Mirrodin. Mas agora, eles não estão mais sozinhos. Cerca de 20% das cartas nesse set - como as duas que iremos mostrar - carregam essa marca:



Os fãs de longo prazo da linha histórica do Magic devem reconhecer essa marca como sendo de Phyrexia. Esse plano foi destruído a muito tempo atraz... mas os Phyrexianos sobreviveram. Para aprender mais sobre a sua infiltração em Mirrodin, explore o site de Mirrodin.

Infect (Infectar)

O arsenal de Phyrexia conta com armas potentes para derrubar as defesas de Mirrodin. Entre elas estão os marcadores de venenos e os marcadores -1/-1, ambos presentes na habilidade mais mortal desse set:


Criatura com infect causam dano às criaturas e jogadores na forma de marcadores de -1/-1 e de veneno, respectivamente. Então o que isso significa, exatamente?

Quando uma criatura com infect causa dano a um jogador, esse jogador não perde nenhum ponto de vida mas ganha uma quantidade equivalente de marcadores de veneno. Se algum jogador tiver dez ou mais marcadores de veneno ele perde o jogo.
Quando uma criatura com infect causa dano à outra critarua, os marcadores -1/-1 permanecem naquela criatura por tempo indeterminado. Eles não são removidos se a criature se regenerar ou o turno terminar. Uma criatura com resistência 0 ou menos é colocada em um cemitério, mesmo que ela seja indestrutível ou possa se regenerar.

Infect se aplica a qualquer dano, não só de combate - então se de algum jeito você conseguir dar ao seu Cunning Sparkmage a habilidade de infect, a sua habilidade de virar e causa um ponto de dano, irá causar dano na forma de marcadores -1/-1 em criaturas e na forma de marcadores de veneno à jogadores.

Dano de uma fonte com infect é dano, mesmo que isso faça alguma coisa diferente com outros danos. Lifelink, deathtouch, e habilidades que desencadeiam quando uma critatura causa dano irão funcionar normalmente, e o dano pode ser previnido e redirecionado como qualquer outro dano.

Dano de fontes com infect afetam planeswalkers normalmente.

Proliferate (Proliferar)

Phyrexia não está ai apenas para destruir as coisas. Os Phyrexianos, na sua maneira confusa, estão tentando fazer com que toda a vida no multiverso seja perfeita. Para fazer isso, eles precisa se espalhar.


Proliferate é uma nova palavra chave que deixa com que eles façam o que ela sugere. Para proliferar, escolha qualquer número de jogadores e/ou permanentes quem possuem pelo menos um marcador de algum tipo. Cada jogador escolhido ganha um marcador de cada tipo que ele já possua (por enquanto, marcadores de veneno são os únicos marcadores que um jogador pode conseguir). Coloque um marcador em cada permanente escolhida dessa maneira do mesmo tipo de cada marcador que aquela permanente já possui.

Então se uma criatura já possui um ou mais marcadores -1/-1, você pode colocar outro marcador desses nela quando você proliferar, acelerando sua infecção. Se um artefato já possui um ou mais marcadores de carga nele, você pode colocar outro marcador de carga nele, mas não pode colocar marcadores de carga em artefatos que não tenham um. Você pode também escolher colocar mais marcadores -1/-1 nas criaturas do seu oponente e deixar as suas criaturas que já possuem marcadores -1/-1 intactas, ou dar mais marcadores de veneno para o seu oponente sem dar mais um para você mesmo.
Para visuallizar o Spoiler é só clicar na imagem abaixo:


Fonte: ligamagic
Bruno Schepers Melo

5 comentários:

Felipe Levy disse...

Estou com uma duvida, nao sei se vc pode me esclarecer, mas se eu tenho uma criatura 3/2 com infectar por exemplo, ela causara dano com -1/-1 certo?, mas a criatura defensora (do oponete) recebera 3 marcadores -1/-1 ou somente um marcador?

att

Felipe Levy

Bruno Schepers WBfotos disse...

Bom dia amigo,

Sim vc coloca um marcador de -1/-1 para cada ponto causado, sendo que sua criatura tem o poder de 3 ela então irá colocar 3 marcadores.
Abs

Bruno Schepers

Felipe Levy disse...

Na defesa acontece a mesma coisa, eu defendo um criatura e ela recebe marcadores da minha criatura defensora, ou ocorre do jeito normal?

Outra duvida tambem eh quanto aos marcadores de veneno, o oponente recebe 1 marcador para cada criatura atacante minha, ou ele recebe 3 por exemplo se minha criatura eh 3/3? e ele morre com 10 marcadores de veveno certo?

Obrigado Bruno

abs

Felipe Levy

Bruno Schepers WBfotos disse...

Amigo vamos lá se eu entendi sua pergunta:

-- As criaturas com habilidade infect causa dano em forma de marcadores.

Vamos para algumas situações sendo sua criatura é um 2/2 infect e a criatura do oponente um 3/3 sem habilidade:

-- 1º situação: vc atacando o oponente e ele bloqueando. Sua criatura morre e a criatura dele leva 2 marcadores de infect, então a criatura dele ficara 1/1 (por causa dos 2 marcadores).

-- 2º situação: vc atacando o oponente, ele não bloqueando e levando o dano. O seu oponente ficara com 2 marcadores de veneno, lembrando que se ele tiver 10 ele perde o jogo.

-- 3º situação: ele atacando e vc bloqueando. Sua criatura morre e a criatura dele leva 2 marcadores de infect, então a criatura dele ficara 1/1 (por causa dos 2 marcadores).

-- 4º situação: ele atacando vc e vc não bloqueando e levando o dano. Vc ficara com 18 pontos de vida,lembrando se vc tiver 0 ou menos vc perde.



Outro exemplo se vc atacar com 2 criaturas 2/2 com infect e seu oponente não bloquear ele ficara com 4 marcadores de veneno precisando levar mais 6 para perder o jogo.


Espero ter te ajudado,
Qualquer outra duvida se eu poder e souber é só falar.

Abraços.

Felipe Levy disse...

Era exatamente essas minhas duvidas amigo!!! agradeco muito pela atencao!
Ajudou e muito cara!!! essas regras novas e habilidades estao me confundindo um pouco hehe!!!

abrasss