quinta-feira, setembro 02, 2010

Building on a Budget - Elemental Awareness


Building on a Budget

Elemental Awareness
Jacob Van Lunen
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
traduzido por Teddy_Bear_X

Na última semana nós discutimos o poder que um Reveillark tem quando usado em um deck de Merfolks. Nessa semana, eu gostaria de explorar as raízes do Reveillark.

Os Elementais têm sido um tipo de criatura forte desde sua aparição tribal em Lorwyn. Cartas como Mulldrifter, Shriekmaw, e Reveillark nem precisão de uma introdução ao mundo competitivo. E realmente nunca mais pensei em conjurar um Incadescent Soulstoke desde 2008, mas um amigo meu, Ashok, estava falando sobre Horde of Notions no Extended e eu fiquei interessado.


Horde of Notions parece perfeitamente posicionada no Extended. Punishing Fire / Grove of the Burnwillows terá de gastar muita mana para tirar essa coisa da mesa. Fadas joga com Smother ou nenhum removal, então a barra está limpa aqui também. A única carta que pode realmente causar problema contra Horde of Notions é Path to Exile, mas essa carta está cada vez mais rara nas listas tops dos torneios no Magic Online.


Ter uma Horde of Notions no campo de batalha deixa as coisas bem complicadas para seu oponente. Te garante uma grande economia de cartas na batalha. Você ataca com uma criatura de poder 5 com atropelar todo turno. Uma das jogadas mais impressionantes é usar a habilidade do Smokebraider para conjurar uma Horde of Notions no terceiro turno.


Horde of Notions parece estar perfeitamente colocada agora. Vamos ver como podemos trabalhar em volta dela para maximizar o seu uso.


Mulldrifter quase não precisa de explicação. Como se ele já não fosse bom sozinho, ele agora melhora com a ajuda de um lord, ele pode ajudar a achar a Horde of Notions e depois voltar para a batalha com ela. É muita sinergia para duas cartas.


Flamekin Harbinger é um elemental jovem excepcional. Eu sempre gostei de procurar por um Rage Forger e deixar meu oponente desesperado. Dessa vez o plano é um pouco diferente. Se eu consigo fazer um Smokebraider no turno dois, então eu provavelmente procure por uma Horde of Notions. Se a minha curva está um pouco duvidosa então eu procuro por um Smokebraider. O grande poder dele é ter a habilidade de servir como uma caixa de ferramentas contra diferentes tipos de estratégias. O deck parece sofrer contra Grove of Burnwillows e Punishing Fire, mas você tem alguns Fulminator Mages para acabar com essa brincadeira. Nevermakers são efetivos contra os decks verdes do formato. Cloudthresher é um truque muito bom para usar contra fadas. Todas essas cartas seriam randômicas se não tivéssemos um Flamekin Harbinger como suporte.


Reveillark pode não ser a peça central do quebra-cabeça como nos decks que eu fiz, mas não se enganem pois ele ainda põe pressão. É realmente muito impressionante quando você joga instantaneamente um Reveillark com a ajuda de um Incandescent Soulstoke.


Existem inúmeras cartas que podem ser retornadas pelo Lark. Flamekin Harbinger é particularmente uma das minhas favoritas. "Eu acabei de te causar dano com uma criatura 4/3 voadora e ainda terminei com uma criatura voadora 2/2 e uma 1/1. Ah, só pra constar, eu ainda comprei duas cartas e uma delas era outro Reveillark."


Vários leitores sugeriram cartas como Momentary Blink e Flickerwisp para deixar meu Reveillark ainda mais poderoso. Seriam escolhas interessantes a se fazer se não fosse pela popularidade de contra-mágicas no atual Extended. O nosso maior problema é fazer com que o Lark resolva, e não ganhar depois que já fizemos isso. Uma vez que temos um Reveillark no campo de batalha, não é muito difícil ganhar o jogo mesmo que estejamos completamente sem gás. Reveillark ganha o jogo se você consegue fazer ele entrar no campo de batalha. Você quer supri-lo com cartas que são boas por elas mesmas, e não com cartas que apenas aumentam o seu poder. Smokebraiders faz com que você tenha inícios devastadores. Conjurar algum elemental de cinco manas no terceiro turno é demais em um jogo demorado. Nosso deck consta com cartas como Mulldrifter e Horde of Notions apesar disso, então nossa mana tem sempre que ser usada sempre com a maior eficiência.

Incandescent Soulstoke é um dos melhores lords já lançados. Vamos pensar sobre o fato de gastar duas manas para uma criatura 3/3, voadora, com ímpeto, que não pode ser anulada e que te fornece um par de cartas. Parece realmente impressionante. O mais legal é usar essa habilidade para um Lark em um jogo longo. Soulstoke ganha ainda mais espaço por fazer soldados insignificantes na batalha como um Harbinger em criaturas para uma ataque rápido e forte.


Nameless Inversion é um excelente removal aqui. É Elemental, então você pode conjurar ela com a sua Horde of Notions ou procurar por ela com o seu Harbinger. É barata e efetiva. Pode ser também usada para um ataque mortal surpresa com sua Horde of Notions. E um Crib Swap é uma resposta ótima para cartas como Mistbind Clique.

Uma das coisas mais legais nesse deck é a sua base de mana. Ancient Ziggurat e Primal Beyond trabalham excepcionalmente bem juntos. Eu escolhi não acrescentar Reflecting Pool, mas se você conseguir pode jogar com quatro cópias. Os terrenos Vívidos são uma peça absolutamente necessária para o funcionamento do deck. Eu gostaria de não jogar com cartas como essas, mas um terreno que gera qualquer cor de mana seria muito bom se não tivesse nenhum drawback.


Parece muito bom no papel, mas vejamos como funciona em alguns jogos no Magic Online.


Ganhei no dado e comecei com Ancient Ziggurat, Vivid Crag, Primal Beyond, Smokebraider, Mulldrifter, Incandescent Soulstoke, Horde of Notions. Joguei meu Vivid Crag e passei. Meu oponente jogou um Vakakut, the Molten Pinnacle e passou. Comprei um Flamekin Harbinger, conjurei meu Smokebraider e passei. Meu oponente jogou um Fire-Lit Thicket, conjurou um Punishing Fire no meu Smokebraider e passou. Comprei uma Mountain, joguei meu Ancient Ziggurat, conjurei um Incandescent Soulstoke e passei. Meu oponente jogou uma Mountain, conjurou um Kitchen Finks e passou. Comprei um Reveillark, joguei um terreno, conjurei um Harbinger e procurei por um Fulminator Mage. Então usei a habilidade do meu Soulstoke para jogar um Mulldrifter da minha mão, comprei o Fulminator e uma Nameless Inversion, ataquei com ele e passei. Meu oponente jogou um quarto terreno e conjurou um Bloodbraid Elf, revelou um Rampant Growth e procurou por outra Mountain. Meu oponente atacou com o Finks e o Elf, bloqueei o Elf no Harbinger. Comprei um Primal Beyond, joguei ele desvirado, conjurei meu Fulminator Mage e imediatamente sacrifiquei ele para destruir o Valakut. Passei o turno com duas manas abertas.

Meu oponente não baixou terrenos, conjurou outro Bloodbraid Elf, revelou um Tarmogoyf e atacou. Usei a habilidade do Soulstoke para baixar um Reveillark e bloquear um Bloodbraid Elf. O Lark foi para o cemitério no fim do turno do meu oponente e eu retornei um Mulldrifter e um Fulminator Mage para o campo de batalha. Comprei um Reveillark e uma Montanha e então um Nevermaker na minha fase de compra. Joguei uma Mountain, ataquei com meu Fulminator Mage, sacrifiquei ele para destrui outro terreno depois do combate, conjurei um Nevermaker e passei o turno. Meu oponente comprou e conjurou um Punishing Fire no meu Soulstoke. Eu ativei a sua habilidade em resposta para baixar mais um Lark. Meu oponente passou sem atacar. O Reveillark se foi e eu retornei o Incandescent Soulstoke e o Fulminator Mage. Comprei mais um Primal Beyond, conjurei a Horde of Notions, e ataquei. Sacrifiquei meu Fulminator depois do combate. Meu oponente comprou e não achou um terreno. Ele percebeu a interação entre a Horde of Notions e o Fulminator Mage e concedeu.

 
Ganhei no dado e comecei com Vivid Creek, Vivid Meadow, Primal Beyond, Mulldrifter, Crib Swap, Horde of Notions, Nevermaker. Joguei um terreno Vívido e passei. Meu oponente fez um River of Tears e passou. Comprei um Smokebraider, joguei o Primal Beyond e conjurei ele. Meu oponente fez uma Bitterblossom e passou. Comprei e joguei um Vivid Marsh, conjurei um Nevermaker e passei o turno. Meu oponente fez uma fica de Fada, indo a 19 de vida, jogou um terceiro terreno e passou o turno. Comprei uma Island, joguei ela, ataque com meu Nevermaker levando meu oponente a 17. Tentei conjurar um Mulldrifter mas meu oponente tinha uma Mana Leak. Meu oponente fez o quarto terreno e conjurou um Jace, the Mind Sculptor e usou a habilidade de Brainstorm antes de passar.

Comprei um Vivid Grove, conjurei a Horde of Notions, e joguei meu Nevermaker e a Horde para a batalha. Nevermaker na cara do meu oponente e a Horde no Jace. Ele levou os dois ataques. Ele tentou fazer uma Mistbind Clique durante minha manutenção mas meu Crib Swap arruinou seus planos rapidamente. Comprei uma Mountain, joguei ela e retornei meu Mulldrifter com minha Horde of Notions, ataquei e passei. meu oponente foi a 5 na sua manutenção com a Bitterblossom e passou. Meu oponente usou um Cryptic Command para virar meu time e retornar a Blossom para sua mão. Depois de comprar ele concedeu.

Plano contra Fadas: Fazer uma Horde of Notions
 
Perdi no dado e comecei com Vivid Meadow, Ancient Ziggurat, Mountain, Island, Flamekin Harbinger, Mulldrifter, Nevermaker. Meu oponente suspendeu uma Ancestral Vision e passou. Comprei uma Horde of Notions, joguei meu Ancient Ziggurat seguido de uma Flamekin Harbinger que procurou por um Smokebraider. Meu oponente conjurou uma Lotus Cobra e passou. Comprei um Shriekmaw, joguei minha Mountain, conjurei o Smokebraider e passei.


Meu oponente fez um terreno e conjurou um Bloodbraid Elf que revelou uma Ancestral Vision que lhe rendeu muito combustível. Ele bateu na minha cara com o Elf e passou. Comprei um Primal Beyond, conjurei Horde of Notions e ataquei. Meu oponente jogou um Grove of the Burnwilllows - adicionando vermelho - virou outro terreno e conjurou Punishing Fire na minha Horde e finalizou com um Lightning Bolt. Meu oponente fez com que eu ganhasse vida e retornou o Punishing Fire para a mão, conjurou outro Bolt - dessa vez no Smokebraider - e atacou. Comprei um Vivid Grove, evoquei meu Mulldrifter, comprei outra Horde e um terreno vivido e passei.

Meu oponente fez a Ancestral Vision resolver, jogou uma fetchland e usou o Punishing Fire para matar meu 1/1. Meu oponente conjurou outro Bloodbraid Elf, revelou um Tarmogoyf e atacou. Comprei outro terreno vivido e concedi.

Isso conclui minhas aventuras no Extended com o Reveillark. Estou curioso para saber as tecnologias que foram desenvolvidas para esse fim de semana em Amsterdam. Lembrem-se de me mandar emails ou visitar nosso fórum com questões, comentários ou idéias!


Até a próxima!

Fonte: wizards ou ligamagic

Bruno Schepers Melo

Nenhum comentário: