quarta-feira, julho 21, 2010

Deck T2 - Pyromancer Ascension Combo

Build on a Budget - Pyromancer Ascension
Jacob Van Lunen
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Traduzido por Teddy_Bear_X

Magic 2011 está nas prateleiras. Todos estão construindo novos decks no Standard para ver como eles se saem contra os que já existiam no ambiente. Eu escrevi sobre o Pyromancer Ascencion há alguns meses atrás. A resposta para esse deck foi estrondosa; Recebo e-mails de centenas de jogadores interessados em aprimorar o deck e fazê-lo alcançar o seu lugar entre os tier1. M2011 deu ao deck um grande número de melhorias e eu gostaria de falar sobre elas hoje.


A maior melhoria que surgiu no novo Core Set foi Call to Mind. Antigamente, o deck fazia um splash para verde e branco para o uso de Naya Charms. Call to Mind permite jogar com apenas duas cores, ao invés de quatro. Call to Mind e Time Warp criam um loop infinito quando ativamos uma Pyromancer Ascencion no campo de batalha. Você conjura Time Warp, ganha dois turnos extras, usa um Call to Mind no próximo turno para retornar o Time Warp e Call to Mind para a mão, usa Time Warp no próximo turno novamente... Você entendeu.
 
Call to Mind seria o suficiente para me deixar animado novamente com esse deck, mas M2011 nos ofereceu bem mais. Preordain permite o uso de oito copias de Ponder. Já se foram os dias onde nossos decks de combo foram praguejados com inconsistência. Jogar com oito cartas que tenha um efeito "Ponder" faz com que um deck de combo funcione bem mais rápido.
 


Outra carta que realmente me animou foi Foresee. Se você não teve a oportunidade de usá-la ainda, eu realmente recomendo que você gaste seu primeiro pick em um draft com essa poderosíssima mágica. Scry 4 garante que as duas cartas que você ira comprar sejam exatamente as que você estava procurando. A vantagem ganha por comprar duas cartas ajuda muito o deck a lutar contra cartas que antes causavam grandes problemas, como Blightning.

Ponder é a estrela. Eu já escrevi muito sobre o potencial dessa carta em alguns decks e como podemos contar com M2010 até outubro, com certeza utilizaremos quatro cópias dessa carta.

A nova versão de duas cores desse deck nos permite jogar com mais disruptions do que quando jogávamos com quatro cores. Não precisamos mais gastar slots para tentar concertar a base de mana com cartas como Harrow ou Prophetic Prism. Isso nos da a oportunidade de jogar com mais cartas do nosso novo e incrível Core Set já mencionado acima. Mana Leak protege as partes do nosso combo. Na maioria das partidas, ela pode atrasar nosso oponente nos dando tempo suficiente para completarmos o combo. Comprar múltiplos Mana Leaks é devastador; você passa o turno e continua colocando marcadores na Pyromancer Ascencion.
 

Eu ainda tenho slots para outras disruptions, então decidi jogar com um set de Spreading Seas. Jund era um deck realmente difícil para a nossa antiga versão do combo. Blightning e Maelstrom Pulse definitivamente acabavam com o nosso jogo. Spreading Seas em combinação com nossos outros cantrips pode se tornar mortal aqui. Temos a habilidade de comprar múltiplos Spreading Seas no jogo graças a cartas como Ponder e Preordain. Se você já jogou de Jund contra um oponente que comprou mais que um Spreading Seas, então você consegue compreender o motivo dessa inclusão.


Eu ainda quero jogar com Lightning Bolt. O poder de uma mágica instantânea como essa não pode ser subestimada. Lightning Bolt também dobra nossas condições para vencer. Uma vez que começamos a ganhar turnos infinitos nós podemos eventualmente enganchar um turno onde jogamos Lightning Bolts suficientes para matar nosso oponente. E não é nem um pouco trabalhoso. Conseguindo ativar uma segunda Pyromancer Ascencion, basta conjurar um Bolt, copiá-lo dias vezes, voltar ele ou mais copias para a mão com Call to Mind, usá-los e ainda retorná-los com o outro Call to Mind na pilha deve ser o suficiente para acabar com o jogo.
 
O sideboard é muito importante aqui. Eu escolhi jogar com Terramorphic Expanse e Evolving Wild por me permitirem splashar para Rest for the Weary no meu sideboard. Vermelho tem uma grande dificuldade de voltar ao jogo quando conjuramos essa mágica mesmo quando ela não é copiada.
 
O sibedoard também conta com Jace Beleren contra controls. Jace Beleren se tornou bem fácil de obter em trocas desde que Jace, the Mind Sculptor foi lançado em Worldwake. Jace Beleren já foi lançado em Lorwyn e em Magic2010, então provavelmente você deve possuir.
 

Temos também no sideboard algumas cópias de Earthquake, Magic2011 nos deu um novo Overrun e eu suspeito que decks os decks verdes baseados em estratégias com seu antecedente ganhem poder nas próximas semanas. Eartquake nos dá uma enorme vantagem na mesa contra esses tipos de decks. Earthquake parece bem melhor que Pyroclasm pelo fato de poder matar o Garruk desses decks. Esse tipo de deck não consegue causar muito dano sem os seus Overruns, então o dano sem eles não será muito relevante.

Eu também decidi jogar com uma cópia de Burst Lightning, pois cartas como Meddling Mage, apesar de não serem muito populares, nós perdemos facilmente para elas se não tivermos um segundo plano.
 

Joguei algumas partidas com meus amigos para ter certeza de que o deck funcionava realmente.
 


Ganhei no dado e comecei com Terramorphic Expanse, Mountain, Island, Spreading Seas, Ponder, Ponder e Mana Leak. Joguei minha Terramorphic e passei. Meu oponente jogou sua Savage Lands e passou de volta. Peguei uma Island no passe com a Terramorphic. Comprei um Time Warp e conjurei Spreading Seas na Savage Lands, comprando a Pyromancer Ascencion. Meu oponente jogou uma Raging Ravine e passou. Conjurei um Ponder deixando na ordem no meu topo: Spreading Seas, Ponder e uma Mountain. Comprei o Spreading Seas e conjurei na Ravine, comprei o Ponder e passei. Meu oponente jogou um Swamp e passou. Comprei a Mountain, joguei ela e conjurei a Ascencion, conjurei um Ponder, coloquei um marcador na Ascencion. Embaralhei meu grimório e comprei uma Island que me permitiu conjurar um segundo Ponder. Achei um Call to Mind e finalmente passei. Meu oponente jogou uma Savage Lands que comprou do topo e passou.


Comprei outra Mana Leak, conjurei um Time Warp, usei a Ascencion para copiá-lo e iniciei meu próximo turno. Conjurei Call to Mind e retornei um Ponder e o Time Warp para minha mão. Conjurei o Ponder e copiei ele, encontrei outro Time Warp e um Foresee. Conjurei um Time Warp novamente no outro turno e fiz o mesmo no turno seguinte. Conjurei um Foresee e o copiei no próximo turno para achar o segundo Call to Mind. Meu amigo viu que eu havia completado o combo e concedeu.

Jund costumava ser uma partida muito difícil. A partida ainda não é fácil, especialmente se eles começam o jogo, mas as coisas com certeza se tornaram melhores. Spreading Seas nos compra tempo para combarmos sem que nossa Pyromancer Ascencion seja acertada por um Maelstrom Pulse. Mana Leak também nos ajuda a proteger o combo.



Perdi no dado e comecei com Island, Island, Ponder, Preordain, Lightning Bolt, Pyromancer Ascencion e Call to Mind. Meu oponente conjurou um Goblin Guide, atacou e me deu uma Mountain. Comprei mais uma Mountain, joguei ela e conjurei um Bolt no Goblin Guide (para não ter de descartar nenhum card). Meu oponente conjurou um Hellspark Elemental e atacou, me levando a 15 pontos de vida. Comprei outro Preordain, conjurei uma Pyromancer Ascencion e passei o turno. Meu oponente desenterrou seu Hellspark, jogou um Teetering Peeks e atacou me levando a 10. Comprei uma Terramorphic Expanse, conjurei Preordain, encontrando um Bolt, conjurei outro Preordain, coloquei um marcador na Ascencion, encontrei um Time Warp e passei o turno. Meu oponente conjurou uma Ball Lightning e eu usei o Lightning Bolt para colocar o segundo marcador na minha Pyromancer Ascencion.
Comprei um Foresee, conjurei um ponder, o copiei, encontrei uma Mana Leak e um segundo Call to Mind, passei o turno com manas abertas para a Mana Leak. Meu oponente conjurou um Hell's Thunder e eu usei a Mana Leak. Ele passou o turno. Comprei uma Island, conjurei Time Warp, o copiei, e joguei o turno extra. Usei Call to Mind para retornar o Time Warp e um Ponder para a minha mão, conjurei o Ponder, achei um Bolt e causei 6 no meu oponente e fui para meu último turno extra. Conjurei novamente Time Warp e o copiei, retornei Call to Mind e Time Warp para minha mão com outro Call to Mind. Meu oponente concedeu.

Monored é uma partida muito boa para esse deck. O primeiro jogo pode ser um tanto assustador, mas depois do sideboard nós temos acesso a Rest for the Weary.


Perdi no dado novamente e comecei com Terramorphic Expanse, Island, Island, Foresee, Lightning Bolt, Lightning Bolt e Spreading Seas. Meu oponente jogou uma Raging Ravine e passou. Comprei uma Mana Leak e joguei a minha Terramorphic Expanse. Meu oponente estourou uma Arid Mesa, procurou por uma Plains e conjurou um Fauna Shaman. No final de seu turno procurei por uma Mountain. Comprei outra Island, joguei uma e conjurei um Bolt no Shaman. Meu oponente jogou outra Arid Mesa, conjurou outro Fauna Shaman e passou. Comprei um segundo Spreading Seas, conjurei outro Bolt no Shaman e o Spreading Seas na Ravine, comprando um Time Warp. Meu oponente jogou uma Stirring Wildwood e passou. Conjurei o outro Seas na Wildwood e comprei a Ascencion. Meu oponente apenas comprou uma carta e passou. Comprei um Ponder, conjurei Foresee e consegui mais um terreno e outro Ponder, conjurei o Ponder, encontrei outro Time Warp e passei o turno. Meu oponente jogou uma Evolvind Wildwood e passou. Comprei uma Island, conjurei um Time Warp, joguei meu terreno e fui para meu próximo turno. Comprei mais um Foresee, conjurei uma Pyromancer Ascencion e logo depois um Foresee, coloquei um marcador na Ascencion, comprei uma Ascencion de backup e outro Time Warp e passei. Meu oponente não estourou sua Evolving Wilds e usou um Oblivion Ring na minha Ascencion.


Comprei um Evolving Wilds, conjurei a outra Ascencion e então um Time Warp, coloquei um marcador e fui para o próximo turno. Comprei uma Mana Leak, conjurei um ponder e coloquei o segundo marcador na Ascencion, embaralhei meu grimório e comprei um Call to Mind, conjurei outro Time Warp e o copiei, jogando o turno extra. Comprei um Preordain, joguei e copiei, achei a outra Call to Mind e meu oponente concedeu novamente.

Essa partida parece muito fácil, já que o único jeito de eles tentarem parar o nosso combo é apenas uma cópia de Qasali Pridemage e Oblivion Ring no deck e o deck deles não é tão agressivo a ponto de nos deixar preocupado com as criaturas.


Os testes foram ótimos. Eu acho que esse deck tem o que precisa para marcar presença no novo Standard.

Fonte: ligamagic e wizards

Bruno Schepers Melo

3 comentários:

Marco Souza disse...

esses decks de Pyromancer Ascension jogam muito!!! Deck muito chato quando o PA alcança os dois marcadores. Decks agro são os mais complicados.

Elton disse...

Muito bom o artigo, colega, não sabia que existiam boas colunas como essas em português(sempre corria para os forums estrangeiros!)

Parabéns, forte abraço.

-Elton

Leandro disse...

Muito loko esse deck cara....Parabéns...