terça-feira, setembro 04, 2007

Algumas regras de Planewalkers

Subtipos dos planinautas
Cada planinauta tem um subtipo. por exemplo. Garruk Wildspeaker diz "Planinauta -- Garruk" na sua linha de tipo. Esse subtipos também são chamados de tipos de Planinauta. Esses não são tipos de criatura; Eles pertencem à uma lista independente.* Se dois ou mais planinautas que compartilhem um subtipo estiverem em jogo, Eles todos são colocados nos cemitérios de seus donos como um efeito baseado no estado do jogo.
Lealdade do Planinauta
Lealdade é uma característica que apenas planinautas tem. Cada planinauta tem um número de lealdade impresso no canto inferior direito da carta. Isto não representa poder ou resistência -- é um novo valor.
Um planinauta entra em jogo com um número de marcadores de lealdade nele igual ao seu número de lealdade. Enquanto um planinauta estiver em jogo, sua lealdade é igual ao número de marcadores de lealdade nele, e seu número de lealdade impresso é ignorado.
Dano causado a um planinauta resulta e, aquele número de marcadores serem removidos dele; Veja "Causando dano a planinauta" abaixo.
Jogar uma habilidade de um planinauta faz com que ele ganhe ou perca lealdade; Veja "Habilidade de planinautas" abaixo. Se um planinauta perder lealdade, aquela quantidade de marcadores é removida dele. Se um planinauta ganha lealdade, aquela quantidade de marcadores é colocada nele.
Se a lealde de um planinauta for 0, ele é colocado no cemitério de seu dono como um efeito baseado no estado do jogo.
Enquanto um card de planinauta não estiver em jogo, sua lealdade é igual ao número impresso no seu canto inferior direito.
Habilidade de planinautas
Cada planinauta na série Lorwyn tem 3 habilidades ativadas. Essas habilidades tem restrições específicas que não são ditas no card, e seus custos usam um novo símbolo.
Uma habilidade de um planinauta pode ser jogada pelo controlador daquele planinauta, e somente a qualquer momento que você pudesse jogar um feitiço. Um jogador pode jogar as habilidades do planinauta no turno que ele entra em jogo.Um jogador não poe jogar uma habilidade de um planinauta se alguma de suas habilidades já foi jogada esse turno. Em outras palavras, você é limitado a uma habilidade de cada um de seus planinautas durante seu turno.
O custo para jogar uma habilidade de um planinauta é representado por uma seta com um número dentro. Setas para cima contém, números positivos, como "+3": isso significa "Coloque 3 marcadores de lealdade no planinauta". Setas para baixo contém números negativos, como "-1": isso significa "Remova um marcador de lealdade do planinauta". Você não pode jogar uma habilidade de um planinauta com um custo negativo a não ser que o planinauta tenha pelo menos aquele número de marcadores de lealdade nele.
Planinautas em combate
Planinautas não são criaturas, então eles não podem atacar ou bloquear. Entretanto, planinautas podem ser atacados.
Conforme a etapa de declaração de atacantes começa, se o jogador defensor controlar um planinauta, o jogador ativo declara quem ou o que cada criatura atacante ataca: o jogador defensor ou um de seus planinautas. Todas as criaturas atacantes podem atacar a mesma coisa, ou elas podem atacar coisas diferentes, Se o jogador defensor controla vários planinautas, um deles ou todos eles podem ser atacados durante a mesma fase de combate.
Conforme a etapa de declaração de bloqueadores começa, o jogador defensor declara quais criaturas ele ou ela controla (se houver alguma) estão bloqueando as criaturas atacantes. As criaturas defensoras não se importam quem ou o que as atacantes estão atacando.
Durante a etapa de dano de combate, dano proveniente de criaturas atacantando o jogador defensor, dano proveniente de criaturas bloqueadas e dano proveniente de criaturas bloqueadoras é designado e causado normalmente. Criaturas não bloqueadas que estão atacando um planinauta designam causa dano de combate a aquele planinauta, o que causa que aquela quantidade de marcadores de lealdade sejam removidos dele. Planinautas, assim como jogadores, não causam dano de combate.
Se uma criatura com atropelar estiver atacando um planinauta e for bloqueada, o jogador atacante deve designar dano letal a cada bloqueante, e pode designar o dano excedente ao planinauta. Entretanto, a criatura com atropelar que estiver atacando um planinauta não pode "atropelar por cima " daquele planinauta e designar dano ao jogador defensor.
Se o planinauta deixar o jogo, ou trocar de controlador, ele é removido do combate e deixa de ser atacado. Entretanto, uma criatura que estiver atacando o planinauta não é removida do combate -- ele continua a atacar. Ela pode ser bloqueada. Se não for bloqueada, ela continua uma criatura atacante mas não designa dano durante a etapa de dano de combate. Se ele for bloqueada, ela irá causar dano a qualquer criatura normalmente. Se um atacante tiver habilidade de atropelar, esta habilidade não surtirá efeito por que não há nada para designar o dano restante,
Em um jogo da variação multi jogador Gigante de duas cabeças, uma criatura pode atacar o jogador defensor ou pode atacar um planinauta controlado por qualquer membro do time. Uma criatura atacando um planinauta pode ser bloqueada por criaturas controladas por qualquer jogador do time defensor, não só pelas controladas pelo controlador do planinauta.
Causando dano a um planinauta
Se uma fonte puder causar dano que não seja de combate a um oponente, você pode fazer com que aquela fonte cause este dano a um planinauta controlado por aquele jogador. Isto é um efeito de redirecionamento: você escolhe se redireciona ou não o dano conforme o efeito de redireionamento é aplicado, e ele é submetido as regras normais de efeitos de substituição. O jogador afetado pelo dano escolhe a ordem na qual se aplicam tais efeitos, mas o controlador da fonte do dano escolhe se o dano é redirecionado ou não. Note que este redirecionamento não pode ser aplicado a dano de combate.
Por exemplo, embora você não possa alvejar um planinauta com Choque, você pode alvejar seu oponente com Choque, e então conforme Choque resolve, escolher fazer com que Choque cause 2 de dano a um dos planinautas de seus oponente. Se você o fizer, 2 marcadores de lealdade serão removidos daquele planinauta.
Você não pode escolher dividir o dano entre o jogador e o planinauta. No exemplo acima do Choque, você não pode fazer com que Choque cause 1 de dano ao jogador e 1 de dano planinauta.
Se uma fonte que você controla fosse causar dano a você, você não pode fazer com que aquela fonte cause este dano a um de seus planinautas ao invés disso.
Em um jogo de Gigante de duas cabeças, dano que seria causado a um jogador não pode ser redirecionado a um planinauta controlado por seu parceiro.
Tradução do moderador da ligamagic: MBC
Bruno Schepers Melo

14 comentários:

Felipe disse...

pode mandar Path to Exile num planinauta?

Bruno Schepers WBfotos disse...

Não pode Felipe,
Path to Exile só pode ser dado em criaturas e os Planinautas não são criaturas.

Espero ter te ajudado

Equipe MagicAndMetal

Rodrigo Minatto disse...

Oi cara, como a carta 'Hunters' Feast da vida para uum numero qualquer de jogadores eu posso dar 6 de vida pro planinalta tbm e no caso como marcadores nele?

Bruno Schepers WBfotos disse...

Tudo bem Rodrigo?

Aqui vc não pode fazer isso, pois vc não pode converter vida em marcador, mais exitem cartas para aumentar o numero de marcadores nos planinautas por exemplo com a habilidade nova Proliferar.

Espero ter te ajudado

Equipe MagicAndMetal

Anônimo disse...

koe parcero,so uma dúvida sobre os planinautas em combate.Se o oponente atk o meu planinauta, eu posso antes defender com as minhas criaturas q estiverem aptas?flw!!!

Bruno Schepers WBfotos disse...

Beleza amigo,
Sim, vc pode defender com suas criaturas e o dano que passar é causado no planinaulta.
Ai no artigo quando comenta sobre Planinautas em combate explica direitinho o assunto.

Espero ter te ajudado

Equipe MagicAndMetal

Waldeli Serachiani disse...

se um atake for designado ao meu planinalta e eu jogar prevenção de dano em mim ou nas minhas criaturas isso afeta o meu planinauta?

Lordmiw disse...

Por exemplo: uso um dano em area tipo 2 de dano em todos os jogadores, afeta os planinautas tbm?

Anônimo disse...

Pode anular um planinalta????? Abrass

Bruno Schepers WBfotos disse...

Sim
Pode anular.

Grato,
Bruno

Bruno Schepers WBfotos disse...

Quando vc causa 2 em cada jogador,
Vc deve escolher se o será causado no jogador ou no Planinauta, pois é como se o dano que seria causado no jogador passasse pro planinauta.

Grato,

Bruno Schepers

Anônimo disse...

Opa

tenho um amigo que possui um Planinauta e ele insiste em dizer que quando eu o ataco diretamente nos pontos de vida dele...ele diz que pode redirecionar todo o dano para o planinauta...e o argumento usado por ele é que um juiz que n tem nenhum renome o disse que poderia ser dessa forma.

Willian

Anônimo disse...

eu tenho uma grande dúvida, se pode resolver mágicas de dano em um planinalta pra remover os marcadores dele, pode dar vida, a um planinalta para assim, aumentar ses marcadores?

Anônimo disse...

Planinauta pode ser removido por cartas que removem permanentes?