quinta-feira, outubro 07, 2010

Building on a Budget - Build Your Own Eldrazi


Building on a Budget

Build Your Own Eldrazi
Jacob Van Lunen
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
traduzido não por Teddy_Bear_X

Nessa semana eu gostaria de falar um pouco sobre um novo deck que tem sua vantagem tirada de um encantamento subestimado de Zendikar. Eu não tenho completa certeza sobre a origem desse deck. Já vi diferentes versões desse deck passando pelo Facebook; a maioria de Pat Chapin, então eu vou assumir que a idéia original tenha partido dele. Muitas versões usavam algumas criaturas verdes como Birds of Paradise e Fauna Shaman. Pessoalmente, eu acho que uma versão mono-white soa bem melhor para esse novo Standard.

Vamos falar sobre o plano!

Quest for the Argentum Armor

Quest for the Holy Relic tem um grande preço. Você tem que conjurar cinco mágicas de criaturas para achar a "relíquia sagrada" que estava procurando. Para a nossa sorte, há inúmeros meios de se jogar cinco mágicas de criaturas sem usar a maioria das cartas na nossa mão. Cartas como Ornithopter e Memnite nos permite despejar criaturas no campo de batalha rapidamente para maximizar a velocidade de conclusão da Quest. Cartas como Kor Skyfisher e Glint Hawk pode retornar as criaturas artefatos de custo zero para a nossa mão para aumentar mais rápido ainda o número de marcadores no encantamento. Squadron Hawk é uma estrela óbvia nesse tipo de estratégia. Você sempre terá uma grande vantagem de cards com essa criatura.


Ativar a Quest for the Holy Relic nunca foi muito satisfatório. Era muito trabalho pra pouco resultado. Depois de todo o caminho conjurando cinco mágicas de criatura, o melhor que se podia obter era um Basilisk Collar equipando um Cunning Sparkmage. Felizmente, tudo isso mudou quando foi lançado a Argentum Armor em Scars of Mirrodin, Esse é o tipo de encantamento que faz o nosso esforço ter um resultado satisfatório. Argentum Armor garante um bônus de +6/+6 e um Aniquilar com alvo. Parece irreal pegar e equipar uma Argentum Armor no segundo turno e atacar destruindo um terreno do oponente. Mesmo que seu oponente tenha uma remoção, você pode simplesmente conjurar um Kor Outfitter no próximo turno e continuar com a destruição.




Vamos falar sobre as cartas que eu decidi incluir no deck. Eu gostaria de olhar para cada carta com uma visão estratégica e falar sobre como ela pode afetar as jogadas que você pode fazer em um jogo.


Quest Checklist

Quest for the Holy Relic é com certeza a melhor carta para se tirar vantagem num deck desses. Para continuar em frente, pensemos, nós precisamos ter certeza de não conjurar apenas criaturas sem nenhuma utilidade antes de completar a busca. Como por exemplo, não há razão de conjurar um Ornithopter cego no primeiro turno. Só pode ser ruim pra você. Com certeza, você pode querer conjurar seu Ornithopter no segundo turno então você tem algo para retornar para a mão com o seu Kor Skyfisher, mas conjurar Ornithopters e Memnites cegamente não parece funcionar. Você tem que tratar a Quest da mesma maneira que você trataria um Glimpse of Nature numa versão velha dos decks de elfo do Extended. Usar suas criaturas mais pesadas para que você possa sobreviver até comprar uma Quest for the Holy Relic e despejar suas criaturas na mesa para rapidamente pescar uma Argentum Armor para provavelmente ganhar o jogo. Lembre-se, seu oponente não pode responder a parte do efeito de equipar da quest com um Lightning Bolt. Você não escolhe a criatura que será equipada quando ativa a Quest - se seu oponente deixou você procurar no seu grimório, ele deixou escapar qualquer chance que ele teria de conjurar um Bolt antes do bônus de +6/+6 oferecido pela armadura.



Ornithopter e Memnite são criaturas extremamente fáceis de conjurar e trabalham perfeitamente com cartas como Glint Hawk e Kor Skyfisher. Cartas como essas raramente fazem alguma diferença. Eu tomaria cuidado de incluir cartas como essas até mesmo em um deck dedicado a um Tempered Steel. Mas esse deck é diferente. Nosso objetivo é bem mais focado do que qualquer outro deck agressivo. Apesar do poder delas serem extremamente baixos, elas são as cartas perfeitas para ativar o encantamento. Stoneforge Mystic nos dá um grande incentivo para jogar com decks que interagem com equipamentos. Cartas como Darksteel Axe e Trusty Machete podem fazer com que um mísero Ornithopter fique (um pouco) agressivo.



Falando em Stoneforge Mystics, eles servem como uma grande escapatória caso o plano principal falhe. Essa carta é mais conhecida pela sua habilidade desencadeada. Mas sua segunda habilidade tem um espaço garantido no deck. Colocar um Argentum Armor no campo de batalha por apenas 1W parece muito bom. Conseguir seis manas para equipá-la que parece difícil, mas temos também os Kor Outfitter para ajudar.




Kor Skyfisher é uma carta impressionante para seu custo. A desvantagem que seria devolver uma permanente para a mão está se tornando a melhor vantagem da carta. Você pode procurar por outro equipamento com o seu Stoneforger Mystic ou pescar e conjurar novamente uma criatura para aumentar os marcadores da Quest. Você pode voltar até mesmo ele para a sua mão. Você consegue um marcador extra sempre que conjura ele.




Squadron Hawk se encaixa perfeitamente aqui também. Nós queremos conjurar a maior quantia de criaturas possível e nunca houve uma criatura que nos ajudasse tanto quanto Squadron Hawk. A sua função é impressionante nesse deck. Além de que esse deck faz um ótimo trabalho transformando um simples corpo em uma maquina de batalha.




Argentum Armor é o objetivo do deck. Esse é provavelmente o equipamento mais forte que podemos procurar com a nossa Quest. Outras cartas como Umezawa's Jitte ou Sullclamp são obviamente cartas melhores, mas não nos importamos na quantia de mana que pode custar então usaremos Argentum Armor mesmo.




Journey to Nowhere é a mais nova remoção do formato. Ela trata permanentemente de cartas como Vengevine que é uma das melhores batedoras assim como Baneslayer Angel e os Titãs. Journey to Nowhere também tem uma grande sinergia com um Kor Skyfisher. Se o seu oponente conjurar uma segunda cópia de uma criatura lendária removida por um Journey to Nowhere, você pode conjurar seu Skyfisher, retornar o encantamento e matar ambas as cópias. É um truque que pegará muita gente de surpresa.




Glint Hawk é similar ao Skyfisher. É uma criatura extraordinariamente ofensiva e pode nos ajudar a conjurar múltiplas criaturas. Alguns amigos me perguntaram se eu prefiro conjurar uma Quest ou um Glint Hawk no primeiro turno. Eu acho que dar prioridade para a Quest é o mais certo a se fazer aqui.




Kor Outfitter tem uma ótima função aqui. Reduzir o custo de equipar dos equipamento para zero pode pegar o oponente de surpresa na maioria das vezes. O fato de usarmos uma Argentum Armor torna a sua habilidade ainda mais cobiçada.


A escolha dos equipamentos é muito importante aqui.



Eu decidi usar um par de Trusty Machetes para podermos equipar dois desses equipamento em criaturas como Glink Hawk, Ornithopter, Stoneforge e Outfitter para que eles não morressem para um Lightning Bolt.


Darksteel Axe parece ser bom nesse deck também. Tem praticamente a mesma função de uma Trusty Machete e, apesar de não oferecer um bônus na resistência, ele não terá problemas contra um Shatter ou Naturalize.

Basilisk Collar é uma carta que merece atenção. Você dificilmente acelerará o jogo com um Basilisk Collar na mesa. Você pode usá-lo em um jogo lento e abusar do seu vinculo com a vida. Pode equipar um bloqueador com o colar (como um Memnite) e passar o turno.

Várias pessoas no fórum sugeriram que cartas como Naturalize e Shatter verão jogo nos decks competitivos nesse Standard. Felizmente, esse não será o caso. Cartas como Baneslayers, Titãs e Jace são muito poderosas e usadas para assumirmos que todos jogaram com um bom número de cartas que possam destruir nossos artefatos.

Bem, aqui está a nossa lista.



O sideboard pode incluir algumas cópias de Celestial Purge e Kor Firewalker. Se você conseguir uma cópia de Sword of Body and Mind eu também aconselharia que usasse.



A partir da próxima semana eu começarei a testar os decks em algumas partidas novamente. Gostaria de agradecer nosso amigo Pat Chapin e qualquer outro que tenha nos ajudado no conceito do deck, ele parece realmente divertido e tem um grande potencial para se tornar competitivo.


Fonte: ligamagic
 
Bruno Schepers Melo

Nenhum comentário: